ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Ago/2020

Carnes: Covid-19 não é transmissível por alimentos

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou, na sexta-feira (21/08), documento do Conselho Internacional da Avicultura (IPC), do qual faz parte, sobre Covid-19 e segurança e comércio de carne de aves. O documento foi escrito em razão da repercussão da suposta descoberta de vírus Covid-19 associado a uma asa de aves importada pela China. É importante ressaltar que, até a data, não foi registrado um único caso de transmissão de Covid-19 através de embalagens alimentares ou do próprio alimento.

É importante especificar que a detecção de material genético pertencente ao vírus Covid-19 não é um índice de infectividade da embalagem ou produto amostrado, mas apenas que a superfície testada entrou em contato com material viral que pode não estar vivo, viável e infeccioso. Fragmentos inativos do vírus podem permanecer nas superfícies, mas esses fragmentos inativos não podem transmitir Covid-19 e a maioria dos testes não consegue diferenciar entre fragmentos de vírus inativos não infecciosos e vírus viáveis. Diante desses argumentos, o IPC recomenda cautela na interpretação dos resultados do teste, até porque atualmente, não há evidências de que o vírus Covid-19 possa ser transmitido por alimentos ou carnes, frescas ou congeladas.

O comunicado reforça, ainda, todos os procedimentos que a indústria de alimento tem utilizado no sentido de garantir a segurança dos alimentos. Os procedimentos HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) que estão em vigor globalmente são uma abordagem preventiva sistemática para os riscos biológicos de segurança alimentar, incluindo o vírus Covid-19. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.