ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Ago/2020

Boi: Covid-19 está mudando hábitos de consumo

A mudança do comportamento do consumidor por viver com um grau muito maior de incerteza contínua está criando fatores favoráveis e contrários para a indústria de carne vermelha. Mais comidas caseiras, compras de comida online, compras localmente e busca de marcas confiáveis são algumas das tendências que agora parecem ter se consolidado. Líderes de sustentabilidade de carne bovina que trabalham tanto na Austrália quanto em todo o mundo forneceram visões gerais de como a compra do consumidor foi afetada pela pandemia, que em grande parte apontam para o ímpeto crescente de credenciais na produção de alimentos com consciência ecológica e ética. Para a Global Roundtable for Sustainable Beef, o comportamento do consumidor mudou de várias maneiras. A mudança para a compra de produtos locais foi generalizada e impulsionada pela busca de confiança.

Os consumidores estão cada vez mais interessados em transparência e estão fazendo mais perguntas sobre de onde vêm seus alimentos e como estão sendo processados. Há um interesse crescente nos sistemas orgânicos mais extensos e com baixo consumo de energia. À medida que a pandemia se espalha, organismos internacionais, como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aumentam os relatórios sobre a relação entre gado e zoonoses. Embora, neste caso, o gado não tenha nada a ver com a pandemia, houve um aumento no nível de interesse no papel que os sistemas de gado desempenham para evitar zoonoses. As pessoas estão se perguntando se há potencial para isso no futuro. A Australian Beef Sustainability Framework afirmou que a sustentabilidade é cada vez mais importante para os consumidores e clientes.

O foco renovado em quem produz carne bovina e como isso é feito, a preferência do consumidor por marcas com propósito e benefício mais amplo para a comunidade e as melhorias contínuas ano a ano nas áreas prioritárias de sustentabilidade identificadas pela indústria de carne bovina australiana estão criando um impulso. Quando a Covid-19 inicialmente se fez sentir na Austrália, gerou um aumento na demanda doméstica de varejo de alimentos. Houve um certo nível de procura por alimentos reconfortantes. Em junho, as preocupações com a segurança financeira e a pressão crescente sobre os orçamentos familiares foram os principais fatores para as mudanças no comportamento de compra. Os consumidores estavam gastando mais tempo cozinhando e preparando comida em casa e houve um salto nos pedidos online. Isso ajudou a sustentar a demanda por gado abatido de abril a junho.

A pesquisa confirmou que os consumidores gravitam em torno de marcas em que confiam em uma crise. Em particular, eles estão procurando uma marca em torno da sustentabilidade e a carne bovina australiana está associada à alta qualidade, segurança alimentar, produção ética e sustentável. Em julho, houve uma desaceleração da demanda no varejo de carne bovina em relação a abril e maio, mas ainda estava mais forte do que no mesmo período do ano passado. Em agosto, a maioria dos comerciantes de alimentos concorda que a mudança para o consumo doméstico está arraigada, o que significa que os australianos estão se acomodando em um “novo normal” para as compras de carne vermelha. Os últimos números de exportação de carne bovina, embora reflitam uma queda nos embarques, ainda demonstram uma demanda firme por carne segura, sustentável e de qualidade. Existem desafios com acesso a mercados e preocupações com frete e logística, mas os fundamentos da demanda são considerados fortes.

O abastecimento continuará sendo um grande desafio para a indústria de carne bovina da Austrália. À medida que a reconstrução do rebanho aumenta, haverá disponibilidade limitada de bovinos para abate. Para os produtores, equilibrar os problemas de fluxo de caixa com a expansão será o desafio. Isso pode colocar os esforços de sustentabilidade em segundo plano. Então, surge o questionamento: porque, em um momento em que a demanda pelo produto é tão alta e a oferta escassa, o setor precisa de um foco contínuo na sustentabilidade. Trata-se de se tornar uma fonte de proteína mais confiável, uma que as pessoas se sintam confortáveis e até animadas para consumir porque têm confiança de que é produzida de maneira ética e sustentável. Não se trata de fazer as pessoas comerem mais carne. Trata-se também de abordar a questão de onde estão as preocupações das pessoas em torno de produto. Fonte: FarmOnline. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.