ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Ago/2020

Lácteos: setor teve bom desempenho na pandemia

Há preocupação com a questão dos custos da atividade leiteira no Brasil. Porém, a expectativa é de que que o mercado deve se equilibrar, assim como o preço dos grãos. Neste ano, em função de consumo interno e exportações aquecidas, tanto o milho quanto a soja, principais insumos da atividade leiteira, deram um salto nos preços, elevando os custos da pecuária leiteira, de corte e de frangos e suínos.

De todo modo, durante a pandemia de coronavírus, as leis de oferta e demanda funcionaram bem no mercado do leite, além das boas medidas tomadas pelo Ministério da Agricultura para se evitar descarte de produto por falta de mercado. O Brasil se comportou melhor do que muitos outros países que tinham sistemas de precificação rígida para o leite, como Estados Unidos, Canadá e o bloco europeu.

Uma das medidas que favoreceram o setor foi a permissão, por parte do Ministério da Agricultura, que laticínios com SIF adquirissem leite com inspeção estadual e municipal. Isso evitou o descarte do produto, como ocorreu nos Estados Unidos e Europa. O mercado se ajustou rapidamente a questões da pandemia. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.