07/Ago/2020
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção brasileira de ovos foi um recorde no ano passado, com 49,06 bilhões de unidades. Para este ano, a tendência é de novo recorde: 52,94 bilhões de ovos. Como a produção é praticamente voltada ao mercado interno brasileiro, o consumo por pessoa por ano será de 250 ovos. O crescimento é de 7,1% em comparação a 2019, com o consumo de 233 ovos por brasileiro no ano. Uma das maiores produtoras de ovos da América Latina, o Grupo Mantiqueira estima uma safra para este ano de cerca de 2 bilhões de ovos. Desde março, houve um aumento na demanda de ovos que chegou a 30%, principalmente no período da quaresma. Aumentar a produção de ovos não é algo que deve ser programado.
Mas, como houve retração no consumo de restaurantes, foi possível adequar a produção do Grupo Mantiqueira de maneira a atender o aumento de demanda. Para isso, foi preciso adequar rapidamente as linhas de produção para conter os impactos diretos em logística e embalagens. As exportações da empresa foram paralisadas para priorizar o aumento do consumo interno de ovos. De vilão a grande herói: essa foi a trajetória do ovo na mesa. O alimento é o segundo mais nutritivo que existe no mundo. Só perde para o leite materno. Outra vantagem é preço, entre as proteínas de origem animal, é ainda a mais barata, mesmo em época de pandemia.
O ovo é uma proteína com excelente custo-benefício, alto valor nutricional, sendo uma ótima opção de alimento para todas as idades, além de ter grande funcionalidade e versatilidade. O aumento da demanda por ovos foi geral no País, no entanto, os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram um pouco mais de destaque. Foi observado esse aumento um pouco mais significativo nestas duas capitais onde a pandemia chegou primeiro. Para manter a qualidade e confiança de entrega para os, o Grupo teve agilidade, rápida resposta e uma força-tarefa para abastecer todas as regiões com ovos, sempre cuidando muito da saúde de toda equipe. Fonte: AgroSaber. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.