ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jul/2020

Boi: relação de troca mais favorável ao pecuarista

A relação de troca entre o boi gordo e o milho ficou mais favorável ao pecuarista em julho em relação ao mês anterior. Ou seja, para adquirir 1 saca de 60 Kg de milho, o pecuarista precisou utilizar menos arrobas de boi gordo. Isso foi possível porque o cenário de preços do boi gordo é de firmeza, em razão da oferta limitada de boiadas e do bom desempenho da exportação de carne, e o milho tem caído de preço, com o avanço da colheita da 2ª safra de 2020 e as oscilações do dólar ante o Real.

Em São Paulo, neste mês de julho, é possível comprar 4,46 sacas de 60 Kg de milho com o valor de 1 arroba de boi gordo, relação de troca 6,4% mais favorável para o pecuarista. De junho para julho, a cotação da arroba do boi gordo subiu 6,7% e o milho avançou 0,3%, sendo que na segunda quinzena de julho os preços do grão caíram, acompanhando o dólar e o avanço da colheita da 2ª safra de 2020.

No acumulado de 12 meses, a relação de troca avançou 7,7%. No curto prazo, a previsão é de que o milho ainda deve cair mais de preço conforme a oferta do grão da 2ª safra fica mais volumosa. Com relação à cotação do boi gordo, o efeito da entressafra tem dado firmeza ao mercado e à exportação também. O contraponto é o consumo interno, afetado pela crise causada pela Covid-19. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.