ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2020

Boi: Brasil tem 30% do mercado de carne na China

A Embaixada da China no Brasil apontou o potencial do Brasil no mercado de carne bovina chinesa. A estimativa é de que a importação chinesa de carne bovina vai alcançar 8 milhões de toneladas em 2027, e esse número já é maior do que a produção total da União Europeia. Neste momento, o Brasil já ocupa mais ou menos 30% das importações de carne bovina no mercado chinês, mas o potencial ainda é muito grande. As importações de carne bovina da China em junho, incluindo miudezas, foram de 180 mil toneladas, alta de 31,2% na comparação anual.

No primeiro semestre, elas somaram 1 milhão de toneladas. Foi destacada a maior necessidade de abertura comercial entre os dois países. É um tema ainda meio sensível no Brasil o livre comércio com a China, mas é preciso pensar nesse tema imediatamente. A China deseja ter um “guarda-chuva” maior para que o comércio possa ocorrer de forma mais natural e sustentada. Chile e Peru, por exemplo, são países que têm instrumentos de livre comércio com a China, e ocupam fatias grandes no mercado chinês em determinados segmentos.

Para o setor privado, a embaixada chinesa assinalou que os empresários brasileiros devem ser mais agressivos no mercado chinês e evitar um pouco o imediatismo. Tem de pensar no longo prazo, insistir mais no marketing, em entender melhor os consumidores chineses. Destaca-se ainda o crescimento esperado para as importações de produtos agropecuários pela China nos próximos anos. A China tem a maior classe média do mundo. Além de maior demanda, o país asiático terá também maior sofisticação. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.