ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2020

Medidas da China contra a Covid são temporárias

A Embaixada da China no Brasil afirmou que medidas adotadas para conter a disseminação da Covid-19, como suspensões de importação de frigoríficos brasileiros determinadas pelo governo chinês, são temporárias. Essas medidas para suspender alguns frigoríficos que provavelmente estão afetados pela Covid-19 são por precaução, prevenção e antecipação, para que não haja um impacto sistemático no nosso esforço de combate à pandemia.

Embora não haja evidências ou provas de que o consumo de alimento possa causar a infecção por Covid-19, há vários indícios de que a embalagem ou o alimento podem ser veículos de transmissão de vírus. Mas, são medidas provisórias e sujeitas a ajustes. A China já retomou a importação de um dos frigoríficos que estava suspenso. Como o Brasil tem 102 frigoríficos habilitados para exportar para a China, tudo isso não vai causar impactos substanciais no comércio com o Brasil.

O governo chinês tem interesse em manter a estabilidade do comércio agropecuário com o Brasil. A embaixada da China no Brasil tem mantido contato com o Ministério da Agricultura, assim como a Embaixada do Brasil na China com o GACC (órgão chinês responsável por questões fitossanitárias) para trocar informações. Isso é fundamental para que cada lado possa entender as respectivas preocupações e resolver esse desafio temporário. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.