ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jul/2020

Leite: importações e exportações crescem em junho

Os dados publicados pela Secretaria de Comércio Exterior (Sexex) sobre o volume e preço dos lácteos importados e exportados do Brasil em junho/2020 indicam um aumento nos volumes das negociações no mês. O saldo da balança comercial de lácteos foi de - 46 milhões de litros (em equivalente leite) no mês de junho, um aumento de 22% no déficit, em relação ao mês anterior. Em junho, as importações voltaram a subir: 58,4 milhões de litros (equivalente) de leite foram internalizados, um aumento de 19% em relação a maio/2020.

Isso é reflexo, principalmente, da baixa disponibilidade do leite matéria-prima no Brasil e aumento da demanda de derivados no período. Além disso, o aumento dos preços nacionais tornou o produto importado mais competitivo. A média do preço nacional do leite spot em junho foi de R$ 2,24 por litro, enquanto o leite importado foi internalizado a um preço médio equivalente de R$ 1,73 por litro. O leite em pó integral foi o derivado lácteo mais importante da pauta importadora em junho.

Os 28,7 milhões de litros (equivalentes) importados do derivado representaram um aumento de 69% no volume internalizado do produto em relação a maio e 49% do volume total importado no mês. O volume exportado em junho foi de 12,1 milhões de litros de leite (equivalente), acréscimo de 7% em relação a maio. No acumulado do ano foram exportados 73 milhões de litros em equivalente leite, contra 61 milhões no mesmo período em 2019. A maior desvalorização do Real em 2020 contribuiu para este cenário, em que o leite brasileiro se torna mais competitivo. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.