ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Jul/2020

Boi: SP e GO têm queda no custo de confinamento

Segundo o Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC), os custos da diária-boi (CDB) no mês de junho apresentaram diminuição para os confinamentos representativos do estado São Paulo grande (CSPg), médio (CSPm) e em Goiás (CGO), ao se comparar com os valores do mês anterior. Em São Paulo foi registrada redução nos preços do milho e sorgo grão, de 19% e 15%, respectivamente, e aumento dos preços do farelo de algodão, bagaço de cana-de-açúcar e polpa cítrica peletizada nas seguintes proporções, 8%, 3% e 2%, respectivamente.

Em Goiás foi identificada diminuição de preços no milho, casquinha de soja e grão de soja, de 12%, 2,5% e 1%, nesta ordem. No entanto, produtos como sal mineral e caroço de algodão apresentaram aumento de 1,5% e 1,3%. Como resultado, ao otimizar a nova dieta alimentar, os custos por bovino/dia para as propriedades representativas de CSPm, CSPg e CGO apresentaram diminuição de 1,7%, 0,8% e 6,5%, nesta ordem.

O Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) tem recuado para CGO desde março de 2020, quando atingiu o maior valor. No acumulado de 2020, o indicador para CGO recuou 4,23% enquanto para CSPg e CSPm houve aumento de 6,23% e 3,43%, respectivamente. Em São Paulo o preço do bovino de reposição (360 quilos de peso vivo) aumentou 5,3%, diferente do que foi registrado em Goiás, que teve diminuição de 3,8%, no comparativo com o mês anterior.

O Custo Total (CT) obtido no mês de junho quando comparado com o mês anterior apresentou aumento de 3,5%, 3,4% nos confinamentos de CSPm, CSPg, na ordem; e redução de 4,2% em CGO. O método de alocação dos custos contempla quatro categorias: i) custos variáveis (aquisição de animais e despesas relacionadas); ii) custos semifixos (energia elétrica, telefonia e combustíveis); iii) custos fixos (mão de obra, depreciações e manutenções); e iv) renda dos fatores (juros sobre o capital de giro e sobre o capital próprio).

Desta forma, todos os itens de custos foram inclusos conforme a Teoria Econômica. A análise de todos os custos se faz necessário para evitar a descapitalização do produtor na atividade. Entretanto, é comum analisar os resultados por meio de outros indicadores. Para calcular os custos de produção foram utilizados procedimentos metodológicos descritos na literatura científica. Fonte: Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE), da FMVZ/USP. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.