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29/Jun/2020

Lácteos: características do consumo na pandemia

A Embrapa Gado de Leite/Centro de Inteligência do Leite realizou, entre os dias 23 de abril e 03 de maio, uma pesquisa por meio das redes sociais para acompanhar o comportamento do consumidor brasileiro de leite e derivados durante a pandemia do novo coronavírus. Participaram da pesquisa 5.105 consumidores distribuídos em todo o território brasileiro que responderam sobre o consumo de 13 produtos lácteos. Neste estudo foi considerado o consumo domiciliar, ou seja, os produtos adquiridos pelo consumidor no autosserviço (supermercados, padarias, mercearias, etc) para consumo na sua residência. Com isso, a pesquisa não considerou a alimentação fora do lar (bares, restaurantes, hotéis, etc.), categoria que apresentou as maiores quedas de consumo durante a quarentena. A pesquisa mostrou que a grande maioria dos consumidores manteve seus hábitos de consumo durante a pandemia, consumindo a mesma quantidade de produto que consumiam anteriormente.

Ao contrário do ocorrido com a maioria dos derivados do leite. Para dois derivados do leite ligados à indulgência (sorvete e doce de leite), houve uma percentagem maior de consumidores que afirmou ter diminuído o consumo domiciliar desse produto. O sorvete, por ser alimento sazonal, geralmente tem seu consumo reduzido nesta época do ano no Brasil. O doce de leite parece estar perdendo espaço para sobremesas preparadas em casa, o que fortaleceu as vendas de leite condensado, outro derivado do leite que também é considerado um produto indulgente. Dentre os fatores analisados na pesquisa que mostrou relação com o consumo de lácteos está a renda. Análises estatísticas evidenciaram que a renda de até um salário mínimo está associada com a redução do consumo para todos os derivados do leite analisados.

A localização também revelou algumas informações importantes com relação à variação de consumo de lácteos durante a pandemia. Goiás, por exemplo, está associado com o aumento de consumo de leite pasteurizado. Acre e Ceará estão associados com o aumento do consumo de sorvete no período de quarentena, enquanto Pernambuco está associado à redução no consumo de leite fermentado. Apesar dessa pesquisa ter sido realizada com o intuito de medir o comportamento do consumo de lácteos nas residências brasileiras apenas no período de isolamento social da população, ela forneceu importantes informações e insights sobre este mercado. As informações referentes à renda, por exemplo, são muito importantes para os produtos mais populares, dirigidos para as classes de renda mais baixa e que, geralmente usam a estratégia de diferenciação de preço, pois os resultados indicam que estes podem ter maior retração na demanda. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.