ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jun/2020

Boi: cresce exportações de cortes com maior valor

Os frigoríficos exportadores brasileiros vêm tentando diversificar a pauta de exportação de carne à China, acrescentando cortes de maior valor agregado. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Angus mostra que, embora ainda tímidos na comparação com os embarques totais, as vendas de carne bovina de angus (animal de raça europeia), registram um expressivo aumento.

No primeiro quadrimestre, as exportações de carne angus certificada cresceram 66,5% ante o mesmo intervalo de 2019, somando 193,4 toneladas. Desse total, os chineses ficaram com 102 toneladas no período. Se o mercado chinês mantiver as compras nesse patamar, é possível fechar o ano perto do recorde da raça.

As vendas de carne certificada da raça chegaram ao maior patamar da história em 2017, quando 406 toneladas foram exportadas. A carne angus brasileira também vem ganhando espaço em países como Alemanha e Emirados Árabes. Nesse processo, o País mostra que tem potencial para exportar carne gourmet, e não apenas o produto “commodity” que marca a pauta de exportações.

Entre os frigoríficos brasileiros que exportam carne angus certificada para a China, estão o paulista Frigorífico Estrela, de Estrela d’Oeste (SP), a Minerva Foods e o Grupo ARG. Em média, os cortes angus são de 60% a 70% mais caros que os de um bovino sem qualquer certificação. Fonte: Valor Econômico. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.