ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jun/2020

Suíno: JBS suspende atividade em Caxias do Sul

A unidade da JBS em Caxias do Sul (RS), de abate de suínos, deverá suspender por 14 dias suas atividades, além de afastar todos os funcionários e terceirizados pertencentes ao grupo de risco para Covid-19. A ordem foi publicada na sexta-feira (05/06), pela 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, e atende a pedido de antecipação de tutela feito pelo Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), em ação civil pública. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) foi promovida uma audiência de conciliação por videoconferência entre as partes, mas não houve acordo.

A decisão também obriga a empresa a apresentar aos médicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador todos os prontuários e exames dos seus empregados. Foi determinada a realização de testes de detecção de coronavírus nos empregados da unidade. No dia 3 de junho, o MPT-RS havia ingressado com uma ação civil pública contra a JBS Aves Ltda., na qual recomendava a paralisação das atividades da unidade de Caxias do Sul, por causa de crescentes casos de coronavírus entre funcionários do frigorífico, além de diversas irregularidades na unidade que facilitavam a propagação do vírus.

Desde o dia 3 de abril, vinham sendo realizadas fiscalizações nesta planta da JBS. Além de várias irregularidades encontradas pelo MPT no frigorífico e detalhadas na ação, o documento citava que, até o dia 29 de maio, haviam sido confirmados 21 trabalhadores com Covid-19, sendo que 2 deles se encontravam hospitalizados. Também foi determinada uma inspeção pericial na unidade para o dia 10 de junho, a fim de verificar as alterações promovidas pela JBS Aves Ltda. na planta industrial em questão. Após tomar ciência do laudo pericial, a JBS terá 10 dias para adequar os procedimentos que permaneçam não atendidos, sob pena de multa diária de R$ 50 mil por item descumprido e por trabalhador não afastado das atividades. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.