ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Mai/2020

Boi: JBS retoma atividades em Passo Fundo (RS)

A unidade de aves da JBS em Passo Fundo (RS) voltou a operar nesta quarta-feira (20/05) após decisão liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A planta estava interditada desde o dia 24 de abril, devido a casos de contaminação pelo novo coronavírus entre funcionários. O pedido de interdição foi feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que alegou descumprimento de medidas para conter o Covid-19.

No começo deste mês, a empresa recorreu da decisão da Justiça do Trabalho e, no dia 4 de maio, a 2ª Vara do Trabalho do Município concedeu liminar autorizando a retomada das operações. Mas, o MPT entrou com mandado de segurança contra reabertura e a interdição foi restabelecida no dia 8 de maio pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Então, a JBS recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho, que decidiu favoravelmente à empresa até o julgamento pelo órgão competente.

Nesse meio tempo, a Prefeitura de Passo Fundo também emitiu uma interdição cautelar da fábrica no dia 7 de maio, alegando desrespeito às regras sanitárias e epidemiológicas relacionadas aos casos do novo coronavírus. Mas, revogou a decisão no dia 14 de maio. A JBS afirmou que promoveu um rigoroso processo de triagem para atestar que somente os colaboradores em plena condição de saúde retornem ao trabalho a partir desta quarta-feira (20/05), quando a unidade de Passo Fundo retoma os abates.

Mais uma vez, a empresa afirmou que tem como foco prioritário a saúde dos seus colaboradores e adota um protocolo rigoroso de segurança contra a Covid-19 de acordo com as determinações dos órgãos de saúde e de especialistas, incluindo o Hospital Albert Einstein. A JBS informou também que iniciou a vacinação contra a gripe H1N1 para 100% dos funcionários na unidade de Passo Fundo.

A fábrica de Passo Fundo tem mais de 2.600 trabalhadores e atua com 600 produtores integrados de frango. Tem um abate diário de 320 mil aves. Na decisão favorável à JBS, do dia 15 de maio, a Justiça do Trabalho afirmou que a medida não tem o condão de afastar condicionantes determinadas e estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo para evitar a propagação do novo coronavírus. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.