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15/Mai/2020

"Carne" Vegetal: setor busca ampliar vendas nos EUA

Os fabricantes de produtos à base de proteína vegetal estão aproveitando a escassez de carne nos supermercados dos Estados Unidos para aumentar sua produção e tentar conquistar novos consumidores. Empresas como Beyond Meat, Impossible Foods e Tofurky afirmam que estão aumentando a produção, oferecendo descontos e expandindo sua presença para mais lojas, muitas vezes, a pedido de redes de supermercados que estão ficando sem carne. Para a Impossible Foods, este é o momento em que há mais chance de os consumidores regulares de carne experimentarem as chamadas carnes vegetais. A pandemia de Covid-19 afetou seriamente a indústria de carne dos Estados Unidos, obrigando gigantes como Tyson Foods, JBS USA Holdings, Smithfield Foods e Cargill a fechar temporariamente algumas de suas unidades de processamento.

Quase 5 mil trabalhadores do setor adoeceram e pelo menos 20 morreram, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as paralisações reduziram a produção de carne bovina, suína e outras carnes vermelhas em 28% na semana passada em comparação com igual período do ano passado. As unidades fechadas estão começando a reabrir, mas os supermercados acreditam que a oferta deve continuar escassa por mais algumas semanas. As vendas de carne ainda superam por ampla margem as das alternativas vegetais, representando cerca de 99% do volume total de carne vendida nos Estados Unidos, de acordo com a Nielsen. Os produtores de carnes vegetais, que lutam para expor seus produtos ao lado de carne bovina, suína e de frango nos supermercados, agora veem a chance de conquistar esse espaço e mais consumidores.

As vendas de produtos à base de proteína vegetal nos supermercados aumentaram 264%, ou US$ 25,7 milhões, nas nove semanas encerradas em 2 de maio. As vendas de carne no varejo cresceram 45%, ou US$ 3,8 bilhões, durante o mesmo período. A Impossible Foods está redirecionando alguns de seus produtos das redes de restaurantes para o varejo, e espera que seus hambúrgueres estejam disponíveis em mais de 20 mil lojas até o fim de 2020, número maior do que o previsto pela empresa antes da pandemia. Com a interrupção do fornecimento de carne de origem animal, as redes de supermercados estão mais motivadas do que nunca. Grupos da indústria de carne bovina, que são contrários ao uso da palavra "carne" por fabricantes de produtos à base de proteína vegetal, afirmaram que a falta de carne será temporária e que dados mostram que a carne bovina continua sendo a principal escolha dos consumidores.

Por enquanto, as interrupções causadas pela Covid-19 nas fábricas estão tornando a carne mais cara. Desde o início de março, os preços no atacado de carne moída mais do que dobraram. Os preços no varejo de carne bovina, suína e de aves aumentaram cerca de 8,1% em relação ao ano anterior na semana encerrada em 25 de abril. Isso está ajudando a diminuir a diferença de preço entre as carnes e as alternativas vegetais, que tendem a ser mais caras. A Beyond Meat vai reduzir os preços de seus hambúrgueres e salsichas em supermercados e redes de fast-food nos próximos meses. A medida deve afetar parte dos lucros, mas, como a carne bovina ficou mais cara, a redução de preços pode levar mais consumidores a experimentar os produtos da Beyond. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.