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11/Mai/2020

Escassez de carne abre espaços para plant-based

As empresas de proteína de origem vegetal vêm tentando desviar os consumidores da carne bovina há anos. Agora, a escassez de carne causada pela pandemia de Covid-19 está facilitando seu trabalho. Os produtores de carne vegetal têm uma oportunidade única, já que os estoques de carne bovina e suína estão recuando nos Estados Unidos. A Wendy's Co. está ficando sem hambúrgueres em alguns locais, enquanto a Kroger Co. e a Costco Wholesale Corp. estão limitando as compras dos clientes. A fabricante de hambúrgueres de soja Impossible Foods Inc. e a imitadora de carne à base de ervilha Beyond Meat Inc., enquanto isso, se espalharam por supermercados nos Estados Unidos. Agora, é a chance das empresas de carne vegetal atraírem esses consumidores e mantê-los. Segundo a Bloomberg Intelligence, essa é realmente uma oportunidade para essas empresas. As pessoas estarão mais dispostas a adotar alternativas de plantas.

Como a maioria da indústria de alimentos embalados, as proteínas vegetais estão sofrendo uma pandemia, à medida que os compradores armazenam suas despensas. Os norte-americanos compraram 5,3 milhões de unidades de produtos alternativos de carne fresca de varejistas nas oito semanas encerradas em 25 de abril, três vezes maior que a quantidade de um ano antes, segundo dados da empresa de análise Nielsen. Ainda é uma fração das 1 bilhão de unidades de carne fresca e 952 milhões de unidades de frango fresco que se movimentaram durante o mesmo período. Mas, a escassez poderia inclinar a balança a favor das alternativas veganas. O aumento nas vendas de supermercado está potencialmente atraindo novos clientes para experimentar os produtos à base de plantas, se carnes e laticínios tradicionais estiverem temporariamente fora de estoque. As reduções da produção e os fechamentos temporários de frigoríficos reduziram mais de 30% da capacidade de carne bovina e suína dos Estados Unidos, reduzindo os suprimentos nos supermercados e forçando os produtores a sacrificar milhares de animais que não podiam ser enviados aos processadores.

Os relatórios de "despovoamento em massa", como a indústria chama, estão questionando todo o processo. Os grandes players de fábrica estão se preparando para tirar proveito da situação. No início da semana passada, a Beyond Meat afirmou que a empresa faria descontos em seus produtos neste verão para competir com a carne bovina de preço mais alto. Os hambúrgueres do Beyond's são vendidos por cerca de US$ 12,00 por libra. Enquanto os preços da carne estão subindo, ainda é mais do que o dobro dos US$ 5,54 por libra pelos quais os hamburgueres são vendidos, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A Impossible Foods, fabricante de hambúrgueres vegetais, afirmou que seus produtos chegariam às prateleiras de mais de 1.700 lojas Kroger. O anúncio veio logo depois que o maior operador de supermercado dos Estados Unidos alertou que estava limitando as compras de alguns produtos de carne bovina e suína em determinadas lojas. A Impossible Foods salientou as perigosas condições de trabalho nos matadouros e afirmou que qualquer “holofote” mostrando o que realmente está envolvido na produção de carne deve prejudicar essa indústria.

A Tofurky, uma produtora de imitações de carne de Oregon, afirma que as vendas estão aumentando devido à escassez. No varejo, já existe previsão de que a disponibilidade de proteínas animais diminuirá em 30%. Então, há aumento nos pedidos de produtos Tofurky. A Meatless Farm, fabricante britânica de carne vegetal, relata que está recebendo mais consultas, tanto de varejistas quanto de redes de fast-food. No entanto, a paralisação de restaurantes em meio à pandemia cria um problema. A Beyond Meat afirmou que as vendas de supermercado aumentaram no último trimestre, mas não o suficiente para compensar completamente o fechamento de restaurantes. A Impossible Foods expandiu drasticamente sua distribuição no varejo, mas ainda depende fortemente da indústria de restaurantes para vendas. A Beyond Meat está mudando produtos voltados para serviços de alimentação para os canais de varejo. A Impossible Foods também está trabalhando para acelerar seu lançamento para supermercados.

Embora a Impossible Foods não seja negociada publicamente, os investidores parecem otimistas quanto às perspectivas da Beyond Meat: suas ações avançaram quase 70% desde meados de março. Em contraste com a indústria da carne, a produção de proteínas alternativas não registrou nenhum problema. A Impossible Foods afirmou que não teve nenhum problema na cadeia de suprimentos. A Beyond Meat afirmou que não teve nenhum problema em obter os ingredientes de que precisa e que tem vários fornecedores em todo o mundo. A produção de carne vegetal também é menos vulnerável a interrupções de trabalho por trabalhadores ausentes ou doentes, porque é mais automatizada e baseada em máquinas. Segundo a Meatless Farm North America, é preciso menos mão de obra para produzir um produto proteico à base de plantas do que produzir carne bovina. A produção da empresa depende muito de máquinas, o que permite menos pessoas nas fábricas. Isso permite que trabalhadores essenciais mantenham o distanciamento social durante o trabalho. Fonte: Bloomberg. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.