ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mar/2020

Boi: frigoríficos já começam a suspender os abates

A Minerva Foods informou, nesta terça-feira (17/03), que vai conceder, a partir do dia 23 de março, férias coletivas para os funcionários de quatro de suas unidades, em Janaúba (MG), José Bonifácio (SP), Mirassol D´Oeste (MT) e Paranatinga (MT). Com isso, os abates de bovinos nessas unidades serão suspensos. A empresa afirmou que o objetivo é colaborar com as medidas adotadas pelas autoridades para o combate à propagação do novo coronavírus no País. Além disso, a decisão também está alinhada à piora dos cenários doméstico e global, que inclui queda da demanda no segmento de food service e limitações logísticas em diversas partes do mundo.

Desde o dia 16 de março, a empresa adotou regime de home office para parte do quadro de funcionários das áreas administrativas, dos escritórios corporativos de São Paulo (SP) e de Barretos (SP), também para assegurar a saúde dos colaboradores. A Minerva considera que as férias coletivas são a melhor opção, pois permitem preservar a economia de escala das operações industriais. A empresa informou ainda que adotará medidas comerciais para apoiar os clientes do segmento de food service e que seguirá colaborando com os operadores logísticos, sem colocar em risco as medidas aplicadas para evitar a disseminação do vírus. As empresas começaram a reduzir os abates pois temem os efeitos negativos do coronavírus sobre o consumo doméstico e as exportações no curto prazo.

A Marfrig informou que paralisou por dois dias o abate de bovinos em sua unidade de Salto, no Uruguai, em decorrência da suspeita de um caso, não confirmado, do novo coronavírus em funcionário. Nesta quarta-feira (18/03), os abates devem ser retomados. A Marfrig fechou, nesta terça-feira (17/03), a unidade Tucumã (PA), dando continuidade a um rearranjo produtivo iniciado no quarto trimestre do ano passado. Com o fechamento, a produção de Tucumã será transferida para outras unidades maiores. A empresa vem desativando plantas pequenas no País, transferindo a operação para outras mais produtivas. Não houve, até o momento, suspensão de abates nas fábricas da Marfrig em decorrência dos temores dos efeitos do coronavírus na demanda doméstica e na exportação de carne bovina.

A JBS vai dar férias coletivas em cinco unidades de abates de bovinos no País a partir de 19 de março, reflexo dos efeitos do novo coronavírus nas exportações de carne bovina. Entre as plantas em que o abate será suspenso por 20 dias estão Nova Andradina (MS), Alta Floresta e Ijuína, ambas em Mato Grosso. Todas as unidades atendem à exportação e ao mercado doméstico. A demanda desaquecida no Oriente Médio e na Europa levou a JBS a decidir pela suspensão dos abates. Além disso, questões logísticas influenciaram a decisão. Há falta de contêineres para exportação, pois parte dos que foram enviados com carnes para a China ainda não voltaram, uma vez que a epidemia travou as operações no país asiático, situação que se normaliza aos poucos. As negociações da JBS para a venda de carne para a China estão sendo retomadas lentamente. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.