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13/Mar/2020

Carnes: taxas extras no transporte marítimo à China

Segundo a Associação Brasileira de Proteínas Animais (ABPA), as empresas brasileiras exportadoras de carne suína e de frango queixam-se de que armadores passaram a cobrar uma taxa extra nos embarques de contêineres refrigerados para a China em decorrência do congestionamento nos portos do país, reflexo dos transtornos logísticos causados pela epidemia de coronavírus. Os armadores estão cobrando das indústrias exportadoras uma “Taxa de Congestionamento Portuário” nos transportes para a China e também uma “Taxa de Pico Sazonal” para todos os destinos, com exceção de portos nas Américas.

As empresas invocaram cláusulas da BL (Bill of Lading) para que o importador ou o exportador pague por custos extras nos portos de transbordo. Se não pagarem, a carga não vai ao destino. O Bill of Lading ou Conhecimento de Embarque Marítimo é o mais importante documento da navegação. Ele é emitido pelo armador e contém informações sobre os bens a serem transportados e especifica os termos do transporte. O setor irá se reunir nos próximos dias para avaliar como reagir às novas taxas, pois isso afeta a competitividade na exportação.

Segundo o Rabobank, as companhias de navegação estão cobrando uma taxa de congestionamento para transporte de contêineres refrigerados para a China, com valores que variam de US$ 1.000,00 a US$ 1.200,00 por contêiner refrigerado para uso dos plugues frigoríficos nos portos. Os portos mais congestionados são Xangai, Xingang, Ningbo e Tianjin. O governo chinês decidiu priorizar a chegada de alimentos nos portos do país. Normalmente, as taxas que passaram a ser cobradas pelos armadores não são aplicadas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.