ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Mar/2020

“Carne” vegetal: BRF lança uma linha de produtos

Depois de Marfrig e JBS, a BRF também investe no mercado de produtos à base de proteína vegetal no País. A empresa está lançando uma linha de congelados com a marca Sadia Veg&Tal, feitos à base de vegetais, que inclui hambúrguer, nuggets, bacon e tortas. A empresa pesquisou, no mundo, 14 diferentes tecnologias de produção de processados à base de proteína vegetal antes de fechar o acordo comercial com a holandesa Vivera Foodgroup. Com a Vivera, que atuava em carnes e passou a se dedicar apenas à produção de alimentos à base de vegetais em 2019, a companhia desenvolveu o hambúrguer, o nugget e o bacon, que serão produzidos na Holanda e comercializados pela BRF no Brasil sob a marca Sadia Veg&Tal. As tortas foram desenvolvidas pela própria BRF e serão produzidas na unidade de Ponta Grossa (PR).

Entre os vegetais que compõem o hambúrguer da nova linha estão proteína de soja, beterraba, óleo de coco e óleo de girassol. No caso dos nuggets, os ingredientes incluem proteína de soja, flocos de milho e fibra de batata. As tortas são à base de iogurte, nos sabores brócolis e espinafre. A maior parte do aporte foi destinada à pesquisa. A nova linha de produtos faz parte da plataforma de inovação da BRF, que inclui linhas como a Sadia Bio, Sadia Speciale e Qualy Vita. A meta da BRF é que as linhas dessa plataforma contribuam com 10% da receita líquida da empresa em 2023. Hoje, perfazem 3%. Inovação é um pilar estratégico da empresa. Dentro da plataforma, o objetivo é que 10% da receita venha de inovação. Não foi informado o quanto apenas a nova linha de produtos deve representar no faturamento da companhia. A BRF preferiu não ser pioneira no lançamento de processados congelados à base de vegetais porque deu prioridade à busca de uma tecnologia que permitisse a produção de itens com sabor e qualidade e que agradem ao paladar do brasileiro.

O objetivo não é entregar algo parecido com carne e sim um produto com sabor e qualidade. E, embora esteja entrando nesse mercado depois de outras grandes do setor de carnes, a BRF tem grandes ambições. A empresa investiu para ser líder no segmento que começa a surgir no Brasil. A expectativa é de que a preferência do consumidor prevaleça também nessa categoria. Os consumidores alvo da nova linha de produtos da BRF são vegetarianos, veganos e também os chamados "flexetarianos", aqueles que querem variar a refeição e terão a opção de escolher o produto à base vegetal. Num primeiro momento, a BRF vai comercializar os produtos da nova linha em São Paulo, onde sua performance será avaliada. Depois, haverá distribuição na Região Sudeste e então no restante do Brasil. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.