ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Fev/2020

Boi: RS antecipará retirada da vacina contra aftosa

O Rio Grande do Sul anunciou, nesta quinta-feira (13/02), que vai antecipar para março a vacinação contra febre aftosa de seu rebanho de bovinos e bubalinos. Inicialmente, a imunização do plantel estava prevista para maio. A outra etapa (são duas anuais) está marcada para novembro. A mudança só depende, agora, da disponibilidade de vacinas nos laboratórios fabricantes. De acordo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, o aval para a antecipação foi dado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no dia 12 de fevereiro.

O Rio Grande do Sul pretende ser reconhecido como área livre de febre aftosa, sem vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a antecipação e posteriormente a retirada da vacinação no Estado fazem parte dessa estratégia. Estão sendo realizados seminários regionais no Estado para expor aos produtores e entidades os resultados da auditoria que o Ministério da Agricultura fez no sistema de defesa agropecuária local.

A decisão de retirar ou não a vacina e a posterior mudança de status será feita em conjunto. Atualmente, no Brasil, apenas o Estado de Santa Catarina é reconhecido pela OIE como área livre de aftosa sem vacinação. O Paraná, também na Região Sul, deixou de vacinar o rebanho no ano passado e busca, agora em 2020, o reconhecimento. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.