ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Dez/2019

Suíno: registrado o 1º surto de PSA na Indonésia

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Indonésia registrou o primeiro caso de peste suína africana (PSA). A informação foi dada pelo Ministério da Agricultura da Indonésia que confirmou foco da doença na província de Sumatra do Norte, no dia 12 de dezembro. Desde o fim de setembro, no entanto, há relatos de aumento na mortalidade de suínos naquela região e em outras províncias próximas. A FAO destaca que está em contato com a Direção Geral de Serviços de Saúde Animal e Pecuária da Indonésia.

O diretor de Saúde Animal solicitou à FAO que fornecesse recomendações sobre contenção e controle da PSA no caso de a doença ser confirmada como presente no país. A equipe da FAO está elaborando recomendações sobre o controle da PSA, apropriadas às condições da Indonésia. Vale lembrar que, neste segundo semestre, o país do Sudeste Asiático abriu o mercado para importação de carne bovina brasileira. Com isso, no fim de agosto, 10 frigoríficos foram habilitados. Após a habilitação, a companhia Minerva Foods foi uma das que já consolidou embarques para lá. Em maio, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se reuniu com o ministro da Agricultura da Indonésia para discutir a abertura ao setor de proteína animal.

Durante o encontro, a ministra destacou que o Brasil tem condições de suprir a demanda do país, principalmente de carne bovina, sendo um fornecedor alternativo e com preços mais baratos em relação à carne da Austrália, de onde vem a maior parte do produto consumido no país. Na China, o surto de peste suína africana impulsionou as compras de carne bovina do Brasil no último trimestre do ano, como proteína alternativa ao suíno. Atualmente, a China já responde por cerca de 24,5% do total exportado pelos Brasil em carne bovina. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.