ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Dez/2019

Suíno: PR é reconhecido como área livre da PSC

A ministra Tereza Cristina assinou a Instrução Normativa 63 que reconhece o Paraná nacionalmente como zona livre da peste suína clássica (PSC). Com essa medida, o Estado ficará desmembrado de um grupo formado atualmente por 14 Estados. Alguns Estados do grupo registraram casos recentes da doença e, com isso, o bloco pode deixar de ser reconhecido como livre da doença. Ela destacou que o resultado alcançado pelo Paraná e que o trabalho de prevenção deve ser intensificado em outros Estados.

Segundo a ministra, é preciso utilizar os bons exemplos, os bons técnicos e levar para aqueles Estados que têm problemas, como falta de pessoal, onde seus serviços precisam de mais apoio, para libertar o Brasil da peste suína clássica, que é preocupante. Além da peste suína clássica, o Paraná também busca o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação. A ministra afirmou que vai perseguir a segunda fase para que OIE dê o reconhecimento ao Paraná como zona livre de aftosa sem vacinação, colocando o estado no patamar da alta sanidade.

Sobre a peste suína africana (PSA), doença que atinge a China e está se espalhando para outros países, a ministra ressaltou que o Brasil já está adotando medidas para evitar a entrada da enfermidade. Recentemente, foi criada uma comissão, integrada por técnicos do Ministério da Agricultura e representantes do setor produtivo, que irá debater medidas preventivas à doença. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.