ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Dez/2019

Boi: cenário desfavorável aos pequenos frigoríficos

Os preços do boi gordo devem permanecer firmes em janeiro, com tendência de intensificação na procura por novilhas para abate, que atendem à demanda para exportação. O mercado passa por um ajuste de preço no momento, que desencadeou queda de até R$ 10,00 por arroba para a referência em São Paulo, movimento já esperado pelo mercado.

No entanto, não há sobra de oferta capaz de fazer com que os preços do boi gordo possam voltar para os patamares anteriores, abaixo de R$ 200,00 por arroba. O mercado doméstico está mais aquecido, mas não é considerado bom. Os preços no atacado subiram menos que no físico, fato que restringe as margens dos frigoríficos. Esta conjuntura, principalmente baseada na expectativa de firmeza dos preços para o início do ano que vem, deve fazer com que os valores na arroba no futuro subam e aumente os contratos a termo.

O cenário mais crítico ocorre entre os frigoríficos de menor porte. Alguns deles foram habilitados para exportar carne bovina ao mercado chinês, o que fez com que eles participassem das compras de gado a preços altos, porém, a capacidade de pagamento desses frigoríficos é menor e pode ficar comprometida no curto prazo. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.