ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Dez/2019

Boi: preços altos afastam importadores chineses

Atualmente, a indústria brasileira está com dificuldade para fechar novos contratos de venda de carne bovina para a China. Houve repasse de custo aos cortes comercializados e, com isso, os chineses saíram parcialmente do mercado, à espera de valores menores. A ampla valorização do boi gordo gerou um desequilíbrio no mercado.

A China está se abastecendo de carne vinda de vários mercados e os importadores já estão praticamente estocados para atender à demanda do Ano-Novo Chinês, em janeiro. Isso deu espaço para que eles ficassem fora das negociações. Os contratos que já foram fechados permanecem com os valores acordados, mas as novas negociações contam com esse complicador.

Na tentativa de ampliar a oferta e diminuir a pressão de custo sobre os cortes da carne bovina, o governo brasileiro está tentando flexibilizar algumas regras da China, como aceitar o embarque de carne de bovinos com menos de 30 meses. Caso as medidas sejam aceitas, o potencial aumento de exportação poderia chegar a 20% no volume somente em carne bovina. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.