ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Nov/2019

Suíno: 11.676 surtos de PSA notificados no mundo

De acordo com o novo relatório divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), no período de 08 a 21 de novembro, 2.536 novos surtos foram notificados. O total de surtos contínuos de Peste Suína Africana (PSA) em todo o mundo agora é de 11.676 (8.273 surtos apenas no Vietnã). No relatório anterior, 317 foram novos, enquanto 9.265 surtos estavam em andamento. Conforme os dados da OIE mais de 2 milhões de animais foram notificados como perdas. A Europa notificou 721 perdas, enquanto a Ásia, 2.032.684 (2.032.111 deles notificados no Vietnã).

A África não notificou perdas neste período. No período, 25 países/territórios notificaram novos ou surtos em andamento através de notificações imediatas e relatórios de acompanhamento, 13 na Europa (Bélgica, Bulgária, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia); 9 na Ásia (China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia, Timor-Leste e Vietnã) e 4 na África (Costa do Marfim, Quênia, África do Sul e Zimbábue). A China notificou três novos surtos em suínos e encerrou três surtos de duas divisões administrativas.

Já a Coreia do Sul notificou sete surtos em javalis. A Rússia notificou também notificou sete surtos que afetam suínos comerciais e javalis. Além disso, o Vietnã atualizou as informações em todo o país, notificando 2.346 surtos que afetam os suínos comerciais. A Europa notificou 180 surtos, 26 em suínos e 154 em javalis. Nessas regiões um programa de vigilância direcionado continua. Frequentemente, um único caso em javali é notificado como um único surto e geralmente é notificado como resolvido imediatamente. No total, 8 surtos em javalis continuam em andamento. Fonte: Suinocultura Industrial. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.