ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Nov/2019

Boi: carne bovina atinge recorde real no atacado

Em São Paulo, no atacado, o preço da carne bovina (carcaça casada de boi, que é formada por 48% de traseiro, 38% de dianteiro e 14% de ponta de agulha) atingiu recorde real da série do Cepea, iniciada em 2001. A média à vista da carcaça casada do boi é de R$ 12,60 por Kg, 2,6% acima do recorde anterior, de R$ 12,28 por Kg, observado em abril de 2015 (os valores foram deflacionados pelo IGP-DI de outubro de 2019). Esse cenário se deve às aquecidas demandas externa e interna e à baixa oferta de animais prontos para abate. Do lado da demanda, no mercado doméstico, é comum observar certo aquecimento nas vendas nesta época do ano, quando atacadistas se abastecem, à espera de aumento na procura por carne, devido às típicas festas e churrascos.

No caso das exportações, o volume embarcado pelo Brasil se mantém acima das 100 mil toneladas desde julho de 2018, resultado que tem sido influenciado especialmente pela demanda chinesa. Na semana passada, inclusive, novas plantas frigoríficas brasileiras foram habilitadas para exportar carne à China. Em outubro, vale lembrar, o volume de carne bovina exportada pelo Brasil foi recorde e, nestes primeiros seis dias úteis de novembro, o País já registrou embarque de 37 mil toneladas da proteína, com média diária de 6,2 mil toneladas, um pouco abaixo das 7 mil toneladas em outubro/2019 e das 6,5 mil toneladas em novembro/2018, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Ainda assim, caso esse ritmo permaneça até o final do mês, as exportações somariam cerca de 120 mil toneladas.

Analisando-se as séries históricas do Cepea, observa-se que, ao longo do primeiro semestre, os preços do traseiro recuam, enquanto os do dianteiro sobem. No segundo semestre, o movimento é o oposto, com recuperação do traseiro e queda nos valores do dianteiro. Nesse sentido, como a representação do traseiro na carcaça casada do boi é maior que a do dianteiro, a tendência é de que os preços da carcaça sigam firmes nas próximas semanas, atingindo novos patamares recordes. Além disso, tudo indica que as exportações de carne bovina devem continuar apresentando bom desempenho, contexto que enxuga a disponibilidade doméstica e eleva os preços internos. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.