ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Nov/2019

Frango: China compra mais cortes nobres do Brasil

A China está vindo buscar no Brasil cortes de carnes mais nobres, uma novidade na pauta exportadora brasileira desde que o parceiro comercial viu seu rebanho diminuir por causa da Peste Suína Africana. Neste mês, uma única indústria chinesa fechou compra inédita de 100 contêineres de peito de frango, o equivalente a 2.500 toneladas. Desde agosto, empresas nacionais já negociavam vendas deste corte - que tradicionalmente é destinado à União Europeia -, mas nunca em volume tão expressivo.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o volume de 2.500 toneladas é mais do que o País exportou em peito nos 12 meses do ano passado para países como Bolívia ou Trinidad e Tobago. Isso consolida uma tendência que havia sido traçada lá atrás, de que a Peste Suína Africana faria a China mudar seu mix de importação e adquirir outros cortes para atender à demanda local. Até então, em carne de frango os chineses só compravam do Brasil asas, coxa e, principalmente, pés.

Os fornecedores do lote de peito de frango para a China ainda não são conhecidos, mas a BRF está na lista, ao lado de outras duas ou três empresas. O embarque dos 100 contêineres deve começar nesta semana. Com a conquista de mais um mercado para o peito de frango nacional, não se descarta a possibilidade de alta dos preços deste corte no mercado doméstico. Grande parte da produção fica no Brasil. Então não há risco de desabastecimento. Mas mudanças nos valores podem acontecer. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.