ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jan/2026

Frango: Brasil tentará reverter proibição do Iraque

O governo brasileiro e exportadores de frango vão buscar a reversão junto ao Iraque da medida que proíbe a importação de frango pelo país. A medida anunciada pelo Ministério da Agricultura iraquiano entrou em vigor nesta quinta-feira (15/01) e vale para a proteína animal de todas as origens, de frango inteiro a cortes e produtos processados. O governo iraquiano justifica a medida como apoio e proteção à produção local. O tema está "na mesa" tanto do Executivo quanto da indústria, que acompanham a implementação da medida.

O governo brasileiro já foi comunicado pelos pares iraquianos acerca da medida. O Iraque foi o sétimo principal destino do frango brasileiro em 2025, com 139 mil toneladas de carne de frango exportadas, gerando receita de US$ 295,132 milhões. Atualmente, 18 frigoríficos brasileiros são habilitados a exportar frango ao Iraque e são potencialmente afetados pela restrição.

Executivos da indústria nacional lembram que o Iraque já definiu essa medida em outras ocasiões, mas recuou e postergou a entrada em vigor em virtude do receio do aumento de preços da proteína no mercado local e, consequentemente, de pressão à inflação de alimentos. Apesar de o país dizer que a produção local é suficiente para atender ao consumo doméstico, exportadores brasileiros estimam que o Iraque produz somente um terço da carne de aves consumida no país. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.