ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jan/2026

Carnes: energia renovável em integradas da Seara

A Seara, da JBS, tem cerca de 75% dos produtores integrados de aves e suínos utilizando fontes limpas e renováveis de energia em todo o País. A estratégia envolve, principalmente, a adoção de painéis solares e biodigestores, com incentivo e suporte técnico da companhia. Na avicultura, mais de 73% das granjas integradas já operam com energia solar, distribuídas em dez Estados brasileiros e no Distrito Federal. Bahia e Paraná lideram a adoção, com 82% das unidades, seguidos por Mato Grosso do Sul (81%) e Minas Gerais (77%). Há seis anos, apenas 5,6% das propriedades utilizavam energia fotovoltaica, o que representa um crescimento de aproximadamente 1.208% no período.

Somente no último ano, as granjas integradas geraram 215,4 milhões de kWh de energia solar, volume suficiente para abastecer, por um ano, uma cidade com 94,4 mil habitantes. A energia gerada pelos sistemas fotovoltaicos é utilizada diretamente nos aviários, reduzindo a dependência das concessionárias e garantindo fornecimento mais competitivo para atividades como climatização dos galpões, automação, distribuição de ração, coleta de ovos e controle ambiental. Na suinocultura, o avanço ocorre por meio da instalação de biodigestores, que transformam dejetos em biogás e energia elétrica.

Cerca de 46% das propriedades integradas com potencial para a tecnologia já contam com biodigestores, com maior concentração na Região Centro-Oeste. Segundo a companhia, em média, a economia com energia elétrica nessas granjas chega a 62%, permitindo que algumas propriedades atinjam a autossuficiência energética. Além da produção de energia, o modelo permite o reaproveitamento do calor dos motores para aquecimento de água em processos sanitários e o uso do resíduo sólido como biofertilizante, aplicado nas lavouras, reforçando práticas de economia circular. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.