ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jan/2026

Lácteos: Nestlé realiza recall de fórmulas infantis

A Nestlé Brasil anunciou, nesta quarta-feira (07/01), o recolhimento voluntário e preventivo de lotes específicos de suas fórmulas infantis, por causa da identificação da substância cereulide em um ingrediente de fornecedor externo. Em comunicado, a empresa afirmou que a presença do composto, produzido pelo microrganismo Bacillus cereus, foi detectada durante análises de qualidade de rotina da companhia. Em nota, a Nestlé afirmou: “Notificamos o fornecedor do ingrediente e aprimoramos os protocolos de qualidade”. O Bacillus cereus é comumente encontrado em matérias-primas e ocasionalmente em alimentos, e não costuma ter impacto na segurança alimentar. No entanto, ele tem o potencial de produzir substâncias, como a cereulide, que pode causar reações adversas em alguns casos, como vômitos persistentes, diarréia e/ou letargia incomum, sintomas que podem ocorrer até seis horas após o consumo.

Segundo comunicado, até o momento, a fabricante não recebeu relatos de reações adversas ou problemas de saúde relacionados a esses produtos em escala global. A empresa disse que o microrganismo não atingiu outros produtos ou lotes da linha de nutrição infantil, e que continuam seguros para consumo e continuarão sendo vendidos normalmente. A relação completa das numerações envolvidas na ação está disponível para consulta no site oficial da instituição (www.nestle.com.br). A Nestlé destacou que mantém cooperação com as autoridades sanitárias para a execução do recall e a atualização dos protocolos de controle. “A medida visa a retirada total das unidades remanescentes no mercado e a prevenção de novos incidentes na cadeia de suprimentos.” Consumidores que tiverem unidades dos lotes listados devem interromper o uso imediatamente. A empresa realiza a substituição ou o reembolso integral do valor pago por meio de canais de comunicação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de lotes específicos de fórmulas infantis da Nestlé Brasil, após a companhia anunciar o recolhimento voluntário e preventivo dos produtos, em virtude da identificação da substância cereulide em um ingrediente de fornecedor externo. Em nota, a Anvisa destacou que a proibição tem caráter preventivo. “A decisão fundamenta-se na possibilidade de presença da toxina cereulide, originada pela bactéria Bacillus cereus”, disse. A substância foi detectada em um componente fornecido por um terceiro em unidade fabril instalada na Holanda. Segundo a agência, a ingestão de itens com essa toxina provoca quadros de vômito, diarreia ou letargia. A contaminação restringe-se a um ingrediente oleoso utilizado na composição dos produtos. A Anvisa reforça que o procedimento de retirada do mercado não abrange a totalidade da linha de produção, limitando-se aos códigos de identificação informados pela empresa. Fonte: Broadcast Agro.