06/Jan/2026
Segundo o Santander, as medidas anunciadas recentemente por China e México tendem a ter impacto controlado para as empresas brasileiras do setor de proteínas, com efeito limitado sobre a Minerva e viés positivo para JBS e BRF. No caso da China, a adoção de cotas e de um novo regime tarifário para importações de carne bovina ficou em linha com as expectativas do mercado. A tarifa básica foi fixada em 12%, com cobrança adicional de 55% para volumes que excederem as cotas, estabelecidas em 2,5 milhões de toneladas e válidas por três anos. Nesse contexto, a Minerva aparece como a empresa potencialmente mais exposta no curto prazo. Ainda assim, o impacto tende a ser limitado.
A Minerva pode compensar menores volumes embarcados a partir do Brasil com exportações de suas operações na Argentina e no Uruguai. O efeito deve ser neutro no resultado consolidado. Há possibilidade de redirecionamento dos fluxos globais de carne bovina entre países exportadores como um fator de mitigação dos efeitos das cotas chinesas, sobretudo para companhias com presença regional diversificada. No México, a renovação por um ano do Programa de Abertura Contra a Inflação (Pacic) para o frango é vista como positiva para JBS e MBRF. A decisão elimina um risco relevante para as exportações brasileiras, após indicações anteriores de que o programa poderia ser prorrogado apenas até o primeiro semestre de 2026.
A extensão integral do Pacic para frango remove um importante risco de baixa para exportadores brasileiros. Embora o governo mexicano tenha elevado tarifas para carne bovina e suína, o impacto para as empresas brasileiras deve ser limitado. Cerca de 4% das exportações brasileiras de carne bovina têm como destino o México, e a manutenção de tarifas sobre a carne dos Estados Unidos, somada à escassez de oferta naquele país, tende a favorecer a competitividade do Brasil no mercado mexicano. A falta de oferta nos Estados Unidos segue como um fator de suporte para o produto brasileiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.