ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Dec/2025

Suíno: novos casos de PSA em javalis na Espanha

O Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha confirmou, nesta terça-feira (16/12), a constatação de 10 novos casos de Peste Suína Africana (PSA) em javalis selvagens, elevando para 26 o total de animais infectados no surto localizado na região da Catalunha. As confirmações foram realizadas pelo Laboratório Central de Veterinária de Algete, em Madrid, que analisou amostras recolhidas nas imediações dos primeiros focos notificados no município de Cerdanyola del Vallès, na província de Barcelona.

As autoridades sanitárias informaram que, além dos casos positivos, foram analisados outros 208 cadáveres de javalis encontrados mortos no meio natural e em vias de transporte na zona infectada, todos com resultados negativos para o vírus. O Departamento de Serviços Veterinários da Malásia emitiu, no dia 5 de dezembro, uma ordem proibindo a importação de suínos e produtos derivados da Espanha, com exceção de itens processados termicamente. A medida estabelece critérios rígidos para cargas em trânsito, exigindo que a data de abate seja anterior a 14 de novembro. A Espanha, maior produtora de carne de suína da União Europeia, tenta tranquilizar seus parceiros comerciais e negocia a manutenção das exportações "país por país".

Em paralelo às medidas de contenção, o governo regional da Catalunha anunciou que investigará um centro de pesquisa nos arredores de Barcelona, suspeito de ser a origem do surto por meio de um vazamento laboratorial. O setor de suínos espanhol, responsável por embarques anuais avaliados em 3,5 bilhões de euros, enfrenta seu primeiro surto da doença desde 1994, o que coloca em risco sua posição dominante no mercado europeu. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.