05/Dec/2025
A pecuária leiteira tem sido uma atividade que apresentou um aumento significativo de produtividade por vaca e eficiência, mesmo com pressões como a expansão da área de grãos, e investe, cada vez mais, em melhoramento genético e tecnologias para aumentar a produção e qualidade do leite. O estado de Minas Gerais produz atualmente 27,35% da produção nacional de leite, tendo a maior participação entre os Estados, com quase 10 bilhões de litros de leite em 2024. A mesorregião Sul/Sudoeste produziu cerca de 17% do leite de Minas Gerais com cerca de 1,6 bilhões de litros de leite, sendo a segunda maior mesorregião produtora do Estado, atrás do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Sul de Minas tem enorme representatividade na produção de leite do Estado. Cidades como Passos, Três Corações e Andrelândia tem se destacado no volume de produção. A região tem investido em tecnologias e melhoramento genético para aumentar a produtividade por vaca, com o objetivo de manter sua posição no mercado. Além disso, algumas propriedades investem em biotecnologia, como a transferência de embriões e fertilização in vitro (FIV), para melhorar o potencial genético do rebanho e aumentar a produção de leite. Em Três Corações, município que produz cerca de 350 mil litros diariamente, as fazendas Cobiça e Fazendo Fazendinha tem destaque na produção de altos volumes diários de leite. A Fazenda Cobiça é a 7º maior produtora de leite do País e está realizando investimentos para ter ainda mais representatividade em 2026.
A Fazenda Fazendinha, que segundo o Levantamento Top 100 Fazendas de Leite do Brasil do MilkPoint e Abraleite, foi a 3º fazenda que mais cresceu no ano de 2024, enfatiza sobre a pecuária leiteira em Três Corações: os produtores têm investido em tecnologia e em aprimoramento técnico para o bem-estar do animal. Isso, aliado a melhor logística e infraestrutura possibilita alcançar performances cada vez mais extraordinárias. A Agrotrês, feira de soluções agrícolas da cidade de Três Corações, possui uma área exclusiva dedica ao leite, dentre as 5 grandes áreas existentes no evento. A Agrotrês Leite reúne produtores, profissionais e empresas do setor e movimentou cerca de 25 milhões na sua 3ª edição com a participação de cerca de 25 empresas do setor. Fonte: G1. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.