ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Dec/2025

Ovos: bom desempenho da exportação brasileira

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil deverá encerrar 2025 exportando, pela primeira vez na história, 1% de toda a produção nacional de ovos, consolidando uma mudança no perfil do setor. Está se criando uma cultura exportadora. O movimento é resultado de anos de internacionalização das empresas brasileiras, como Granja Faria e Mantiqueira.

São posições bastante consistentes, com globalização da produção. E isso leva naturalmente à exportação. De janeiro a outubro, as exportações cresceram mais de 350% em volume e cerca de 180% em receita, ainda impulsionadas pela forte demanda dos Estados Unidos no primeiro semestre. Mesmo com o tarifaço que praticamente tornou inviável novos embarques a partir de julho, o Brasil manteve uma média de 2,7 mil toneladas por mês para outros destinos, ritmo suficiente para garantir o marco.

O México foi o destaque, com alta de "mais de 2.940%". Outros mercados, embora ainda pequenos, também ampliaram compras, reforçando a formação de uma base comercial mais diversificada. O setor de postura começa a construir uma cultura exportadora. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.