ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Dec/2025

Suíno: número de casos de PSA na Espanha cresce

O número de casos de peste suína africana (PSA) em javalis silvestres na Espanha subiu de 2 para 9, sinalizando que o primeiro surto da doença no país em mais de três décadas está piorando, ameaçando os embarques de um dos principais exportadores de carne suína do mundo. Os novos casos surgiram na mesma área de Barcelona onde dois javalis foram encontrados mortos na semana passada. As autoridades de saúde estabeleceram um cordão sanitário e verificações especiais em um raio de 20 quilômetros para evitar a propagação do vírus. O ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luis Planas, reuniu-se, na segunda-feira (1º/12), com representantes do setor suíno, para coordenar ações de contenção da peste suína africana (PSA) no país.

O governo espanhol informou que a China aceitou o princípio da regionalização sanitária. Com a medida, o país asiático suspenderá apenas as importações de produtos com origem na província de Barcelona, mantendo o comércio com as demais regiões da Espanha. O mercado chinês é o principal destino extracomunitário da carne suína espanhola, absorvendo quase 42% das exportações para terceiros países, o que representou mais de 1,1 bilhão de euros em 2024. No ano passado, as vendas totais do setor ao exterior somaram 8,783 bilhões de euros. O mercado da União Europeia, responsável por 5,1 bilhões de euros desse montante, permanece aberto, com restrições aplicadas apenas à zona afetada.

Para evitar a disseminação do vírus, que até o momento incide apenas em javalis silvestres, o ministério incorporou a Unidade Militar de Emergências (UME) aos trabalhos de encapsulamento. A operação conta com 117 militares, três estações de descontaminação, equipes de captura e uso de drones para localização de javalis. O foco é impedir o contágio em explorações comerciais. Dois terços dos certificados de exportação do setor mantêm-se ativos. A reunião contou com a presença da Organização Interprofissional do Porco de Capa Branca (Interporc) e da Associação Nacional de Produtores de Gado Suíno (Anprogapor). Fontes: Bloomberg e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.