02/Dec/2025
A África tem sido o destino de quase 2 de cada 3 quilos de leite em pó integral exportado pelo Uruguai neste ano. Aquele “duelo direto” entre Argélia e Brasil, que antes determinava uma distribuição equilibrada do principal produto de exportação dos laticínios uruguaios (o leite em pó integral) entre o continente sul-americano e o africano, ficou para trás neste ano, com uma clara predominância do segundo sobre o primeiro. A principal razão para a mudança nos destinos é de mercado. O Brasil reduziu suas compras e abriu espaço para que a Argélia, junto com outros destinos africanos como Mauritânia, Nigéria e outros (com volumes muito inferiores ao destino principal), dominem amplamente. No ano até meados de novembro, o Uruguai exportou 147 mil toneladas de leite em pó integral.
Quase dois de cada três quilos (64%) foram destinados ao continente africano, totalizando 93,5 mil toneladas. Predomina amplamente a Argélia, com 73 mil toneladas, seguida de longe pela Mauritânia (7 mil) e pela Nigéria (2,5 mil). Ainda assim, é interessante observar que muitos países africanos estão comprando leite em pó uruguaio, um total de 25, distribuídos entre quatro no norte do continente (parte da região MENA, Oriente Médio e Norte da África) e outros 21 no restante do continente. Em um segundo lugar distante aparece a América do Sul, com menos 3 de cada 10 toneladas, um total de 42 mil toneladas. Nesse caso, apesar de uma queda sensível em relação ao ano anterior, o Brasil predomina com 36 mil toneladas, seguido pela Venezuela, com quase 3 mil toneladas no ano até meados de novembro.
Ao todo, são dez países sul-americanos que compraram leite em pó integral uruguaio. Considerando os continentes, o terceiro destino é a Ásia, com 7 mil toneladas. Dentro desse total, há um claro predomínio da região do Oriente Médio, com 4,2 mil toneladas. Destacam-se Emirados Árabes, Catar, Líbano e Arábia Saudita. No restante do continente asiático, o principal destino é Singapura, com 1,6 mil toneladas, triplicando o volume enviado à China, que neste ano importou apenas 500 toneladas. Os demais destinos, América do Norte, América Central e Caribe, junto com a Europa, representam apenas 2% das exportações uruguaias de leite em pó integral. Isso é coerente, considerando que, da América Central para o norte, o fornecedor dominante é os Estados Unidos, enquanto a Europa é uma grande produtora de laticínios. Fonte: Tardáguila Agromercados. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.