18/Nov/2025
Segundo o Santander, o frango segue ampliando sua participação no prato do brasileiro e deve consolidar ainda mais essa vantagem no próximo ano, impulsionado pela combinação de preços mais acessíveis e pela expectativa de alta da carne bovina. A sinalização é de uma mudança estrutural no mix de proteínas consumidas no País, com impacto direto sobre empresas como MBRF e JBS. O frango se destaca como a única proteína cujo preço não subiu acima da renda média das famílias na última década. Como a proteína mais acessível, ao lado dos ovos, o frango mantém demanda resiliente e crescente. Dados recentes do IBGE mostram que o consumo per capita já está muito à frente do de bovinos e suínos.
A preferência também tem sido reforçada por um movimento de substituição: o consumo de frango no Brasil cresce quase 5% neste ano, impulsionado pela migração para produtos de menor preço pelas famílias diante da alta da carne bovina. Essa tendência deve se intensificar em 2026 com a expectativa de retenção de vacas e menor oferta de gado. Apesar do aumento no número de matrizes, a produção de frango cresce em ritmo moderado. Os ganhos têm sido limitados por rendimentos estagnados e maior mortalidade, o que segura o avanço da oferta. A expansão recente tem vindo, principalmente, da redução nas exportações de ovos férteis, e não de melhorias de produtividade.
A estimativa é de crescimento de cerca de 3,5% na produção neste ano, abaixo do potencial. O frango tende a ganhar ainda mais espaço quando há pressão sobre a carne bovina. Uma variação de 0,1% na relação de preços entre boi e frango leva a um deslocamento de 0,89% na participação do frango. Dentro da cobertura do Santander, MBRF e JBS são apontadas como as empresas mais expostas ao avanço estrutural do frango na dieta brasileira. A continuidade da substituição, somada ao cenário de preços mais altos da carne bovina em 2026, deve reforçar a vantagem competitiva da carne de frango no curto e médio prazo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.