14/Nov/2025
Um projeto apresentado na COP30 pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) está apoiando cerca de 3 mil pecuaristas no norte de Mato Grosso e na Bahia para a adoção de boas práticas agropecuárias voltadas à redução das emissões de metano, gás considerado mais prejudicial ao clima do que o dióxido de carbono. A iniciativa, chamada "Reduzir o metano, transformar a pecuária: uma parceria pelo clima", é conduzida pelo Ministério da Agricultura e conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da Climate and Clean Air Coalition (CCAC) e parceria da Campo Soluções Agropecuárias e da Trust Consultoria.
O Brasil é signatário do Compromisso Global do Metano, que prevê a redução conjunta de 30% das emissões até 2030, em comparação a 2020. Nesse contexto, o projeto busca demonstrar que práticas como recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e terminação intensiva a pasto (TIP) podem reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade e a rentabilidade no campo. A ideia é mostrar aos pecuaristas que realizar boas práticas como recuperação de pastagens e integração lavoura, pecuária e floresta pode construir uma pecuária que emite menos. Foram selecionadas 10 propriedades para mostrar como tudo isso é economicamente viável e gera ganhos produtivos.
Segundo o Imaflora, a iniciativa também busca fortalecer a base técnica e institucional para políticas de mitigação. Um dos objetivos é a atuação na agenda de redução das emissões do metano desde as políticas públicas até a criação de critérios, indicadores e evidências para monitorar a redução da emissão do gás. Por fim, fazer com que essas informações cheguem ao campo, ao produtor. O projeto foi destaque no evento "Mitigação de metano na bovinocultura de corte: das políticas públicas até o campo", realizado durante a COP30, que também contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura e da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.