ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Nov/2025

Frango: mercado global deverá seguir equilibrado

Apesar da recente queda nos preços de frango nos Estados Unidos, a MBRF não vê risco de pressão sobre os mercados internacionais em que o Brasil atua. O aumento de produção nos Estados Unidos, estimado em 3% no terceiro trimestre, atendeu à demanda e teve impacto na queda de preços, muito vinculado à sazonalidade normal desse período. Para o próximo ano, a expectativa é de que o crescimento da produção norte-americana não afete a capacidade do Brasil de precificar sua produção.

A perspectiva para o mercado global foi descrita como equilibrada. A produção mundial deve crescer apenas 2% a 3%, um patamar considerado insuficiente para afetar o equilíbrio, dado que a demanda segue com tendência positiva. Problemas sanitários em outras regiões, como as dificuldades por causa da gripe aviária na Europa, também ajudam a equilibrar o mercado. A China é o único país que está crescendo com condições um pouco mais altas. No Brasil, os dados de alojamento mostram crescimento de 3% no ano, mas o aumento não se traduz em aumento significativo da produção, mantendo o cenário equilibrado.

O episódio da doença de Newcastle em 2024 no Brasil deixou "ensinamentos profundos" e gerou um roteiro de atuação claro, com a adoção de conceitos de regionalização e municipalização que aceleraram a retomada dos mercados. Houve praticamente um fechamento das exportações brasileiras por um período de 30 dias e, a partir disso, a regionalização e, propriamente, a municipalização começaram a ocorrer e os mercados foram reabertos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.