12/Nov/2025
A MBRF conseguiu driblar, em parte, o embargo chinês à carne de frango do Brasil no terceiro trimestre deste ano. O balanço da companhia mostrou avanço de 5,4% na receita líquida da BRF na comparação anual, operação de frangos e suínos, para R$ 16,3 bilhões, com crescimento de 5% nas vendas, que somaram 1,3 milhão de toneladas. A margem bruta, porém, recuou de 27,3%, para 24,7%, enquanto o custo por produto vendido subiu 9,7%. Isso foi decisivo para a queda de 14,9% do Ebitda ajustado da BRF, para R$ 2,525 bilhões, e de 3,7% da margem Ebitda da operação, de 19,2% para 15,5%. O ciclo do frango segue equilibrado entre oferta e demanda, cenário que se manteve mesmo após a suspensão temporária das exportações brasileiras para a China.
O mercado interno absorveu bem os volumes e contribuiu para manter margens positivas no trimestre, apesar da ausência de embarques ao país asiático. O mercado está extremamente equilibrado entre oferta e demanda. Mesmo com a perda da habilitação para exportar à China desde 15 de maio, o Brasil encontrou caminhos para colocar essa produção com bons preços e boa rentabilidade. A China anunciou a retomada dos embarques no dia 7 de novembro. A diversificação de destinos foi essencial para sustentar as exportações da companhia. Nos últimos dois anos, a empresa obteve quase 200 novas habilitações, o que permite definir estrategicamente o destino dos produtos em mercados que se abriram recentemente.
A receita líquida com o mercado externo caiu 3,5%, para R$ 7,274 bilhões. A companhia conseguiu redirecionar volumes para novos destinos após o surgimento da gripe aviária. A MBRF realocou toda a produção em diversos mercados, sem impacto significativo em nenhum deles. Destaque para a manutenção da rentabilidade mesmo em um cenário de redirecionamento de volumes no mercado interno. Foi possível preservar a margem de preços, inclusive com o valor agregado das marcas Sadia e Perdigão. O volume foi distribuído entre diferentes canais sem perder rentabilidade e atingindo o maior número de clientes da companhia neste trimestre. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.