ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2025

Frango: China mantém restrição a produtos do RS

Apesar da retirada da suspensão da importação de frango brasileiro pela China, o país asiático manteve a restrição sobre o frango proveniente do Rio Grande do Sul. A Administração Geral das Alfândegas da China (GACC) reabilitou os frigoríficos brasileiros para exportação de frango e derivados, que estavam bloqueados desde maio em virtude de um caso de gripe aviária no País, mas manteve suspensa a habilitação das indústrias do Rio Grande do Sul. A decisão chinesa não inclui o Rio Grande do Sul em virtude de serem processos distintos. A suspensão sobre as indústrias do Estado ainda está relacionada à ocorrência de um caso da doença de Newcastle em julho de 2024 em um aviário em Anta Gorda (RS). Este processo continua aberto.

Já o processo de gripe aviária foi concluído. Inicialmente, o governo brasileiro havia entendido que a retirada da suspensão se estendia a todo o território nacional. Os frigoríficos gaúchos que seguem suspensos pela GACC são: Cooperativa Central Aurora Alimentos, de Erechim (SIF 68); BRF S.A., de Serafina Corrêa (SIF 103); Cooperativa Languiru Ltda, de Westfalia (SIF 730); JBS Aves Ltda, de Passo Fundo (SIF 922); Companhia Minuano de Alimentos, de Lajeado (SIF 1661); BRF S.A., de Marau (SIF 2014); JBS Aves Ltda, de Montenegro (SIF 2032); e Agrosul Agroavícola Indústrial S/A, de São Sebastião do Caí (SIF 4017). A China é o principal destino do frango do Rio Grande do Sul. Indústrias que atuam no Estado esperavam o desembargo após 16 meses de proibição de exportar ao mercado chinês.

Interlocutores do setor avaliam que se trata de uma questão de interpretação, já que a auditoria chinesa realizada em setembro no Brasil incluiu a visita de inspetores chineses em unidades relacionadas ao caso de Newcastle. Agora, a expectativa é pela liberação dos frigoríficos do Estado em uma "nova leva". Técnicos do Ministério da Agricultura devem se reunir nesta semana com autoridades chinesas para discutir a inclusão do Rio Grande do Sul na retomada das exportações de frango. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.