ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2025

Leite: setor quer investigação de práticas de dumping

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e representantes do setor produtivo se reuniram na quinta-feira (06/11) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, para defender a continuidade da investigação de práticas de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

A reunião foi solicitada pela CNA após tentativas da cadeia produtiva de reverter a decisão preliminar do MDIC, que alterou o entendimento técnico sobre a similaridade entre o leite in natura e o leite em pó, prejudicando, de acordo com a entidade, o prosseguimento da investigação de práticas desleais de comércio. A CNA reforçou que uma decisão desfavorável poderá prejudicar mais de 1,1 milhão de produtores, em sua maioria da agricultura familiar. A entidade apoia o livre comércio, mas não tolera práticas desleais comprovadas em estudos técnicos.

É um momento de queda livre de preços pagos ao produtor e de aumento das importações de leite em pó. É uma situação que continua se agravando. Durante a reunião, foram apresentados dados que mostram que, em março de 2025, quando a CNA protocolou o pedido de adoção de direitos antidumping provisórios, houve redução de 16% nas importações de leite em pó no mês seguinte, enquanto após a decisão desfavorável ao pleito foi registrado aumento de 28%. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.