07/Nov/2025
O governo da Espanha determinou o confinamento obrigatório de aves de criação a partir de 10 de novembro, em resposta ao aumento do risco de disseminação da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) no país e em outros países da Europa. A medida foi anunciada na quarta-feira (05/11), pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha. A decisão foi tomada após um aumento significativo de focos da doença tanto em aves silvestres quanto domésticas na União Europeia e, especialmente, na Península Ibérica.
Entre 1º de julho e 5 de novembro, foram registrados 139 surtos em aves de criação e 708 em aves silvestres em todo o bloco, sendo 14 focos confirmados em granjas espanholas. Com a chegada do inverno e a consequente queda das temperaturas, o ministério prevê condições mais favoráveis à sobrevivência e disseminação do vírus, especialmente devido à migração de aves silvestres. O confinamento busca prevenir novos contágios e proteger tanto o setor avícola quanto a saúde animal no país.
A partir de 10 de novembro, ficam proibidas a criação de aves ao ar livre, a utilização de aves aquáticas como isca e o compartilhamento de espaços entre patos, gansos e outras espécies domésticas. Também serão suspensas exposições e feiras avícolas em áreas de risco, salvo autorização expressa das comunidades autônomas mediante avaliação favorável. Autoridades regionais deverão intensificar a vigilância e as ações de conscientização sobre biossegurança, especialmente nas zonas de especial risco e de vigilância definidas na legislação. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.