ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Nov/2025

Carnes: Tanzânia abre mercado a produtos do Brasil

Segundo o Ministério da Agricultura, a Tanzânia abriu seu mercado para 14 produtos agropecuários brasileiros. O Brasil poderá exportar bovinos vivos para reprodução; embriões bovinos in vivo e in vitro; carne e seus produtos de aves; carne, miúdos e seus produtos de bovinos, de ovinos, de caprinos e de suínos; produtos termicamente processados de bovinos, de ovinos, de caprinos, de suínos e de aves; ovos férteis e pintos de um dia.

O governo alcançou 185 aberturas de mercado para produtos do agronegócio neste ano e 485 desde 2023. A Tanzânia é um mercado potencial para as exportações do agronegócio brasileiro, sobretudo pelo tamanho da sua população, com cerca de 67 milhões de habitantes. O Ministério da Agricultura participará em janeiro de uma feira multissetorial da agricultura na Tanzânia para apresentar as aberturas, articular com as entidades e conhecer melhor a realidade local, já que é um mercado novo para o Brasil, mas seguramente um dos principais mercados no continente africano.

A ampliação comercial com a Tanzânia integra a estratégia do governo brasileiro de estreitar cooperação técnica e comercial com países da União Africana. É fruto, inclusive, do diálogo Brasil-África feito em maio e agora o País está colhendo uma série de aberturas. O Brasil exporta alimentos com sustentabilidade, complementaridade e qualidade aos parceiros internacionais. O Brasil é referência em bioinsumos, plantio direto e queremos difundir mais essas práticas que vêm empregando ao longo do ano. A COP30 é uma oportunidade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.