ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Nov/2025

Boi: maior produtividade e redução das emissões

A JBS afirmou que o Brasil tem condições de conciliar o aumento da produtividade agropecuária com a redução das emissões de carbono, transformando o País em referência mundial em sistemas alimentares sustentáveis. O País pode aumentar a produtividade e lidar com as questões climáticas ao mesmo tempo. Isso é possível e absolutamente fundamental para garantir segurança alimentar e justiça social. A pecuária brasileira tem avançado de forma consistente em eficiência e sustentabilidade. O Brasil produz hoje 120% mais carne do que há 30 anos, utilizando 20% menos área de pastagem.

Parte dos produtores já apresenta desempenho ambiental acima da média global. Há fazendas brasileiras que capturam mais carbono do que emitem. Isso mostra que é possível crescer e, ao mesmo tempo, combater as mudanças climáticas. O combate ao desmatamento e a rastreabilidade da cadeia produtiva também foram abordados. Há 15 anos, a JBS monitora 100% dos fornecedores diretos e não há desmatamento na cadeia de suprimentos. O desafio são os fornecedores indiretos, e por isso foi desenvolvida uma plataforma blockchain que permite rastrear cada fazenda e cada bovino.

A JBS atingiu 100% de integração dos fornecedores indiretos e ampliou parcerias com o governo do Pará, a The Nature Conservancy (TNC) e o Carrefour para implementar a identificação individual de cada cabeça de gado. A sustentabilidade deve ser vista como oportunidade econômica e o apoio aos pequenos produtores é essencial para uma transição justa. Bloqueá-los não os ajudará. É preciso apoiá-los com assistência técnica e financiamento para que adotem práticas sustentáveis. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.