ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Nov/2025

Boi: acesso a sistemas de produção sustentáveis

A JBS defendeu a capilarização de assistência técnica e financeira para que os agricultores tenham acesso a sistemas de produção mais sustentáveis. É preciso criar um sistema para levar assistência técnica aos pequenos produtores. O sistema integrado de produção entre soja, milho, pecuária mais capta carbono do que emite. É preciso criar condições para que agricultores possam ter acesso, em referência ao sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Há exemplos de agricultura regenerativa, além do ILPF. É provado que o ILPF é mais eficiente e produtivo. Não há desafio econômico da adoção das melhores práticas porque ser sustentável é ser mais produtivo e traz grande retorno econômico. Há um banco de 38 exemplos de práticas sustentáveis e economicamente viáveis que pode ser utilizado pelos países. Os sistemas alimentares são fundamentais para a segurança alimentar, mudança climática e combate à desigualdade. Sistemas alimentares empregam 35% de toda mão de obra trabalhadora e representam 10% do PIB global, mas não tem sido foco dos investimentos de mudanças climáticas.

Apenas 4% dos investimentos em mudanças climáticas vão para agricultura. É necessário aumentar a produtividade, produzir mais com menos e tornar os sistemas alimentares mais resilientes adaptando práticas já existentes. O Brasil cresceu 120% em produtividade de bovinos em 30 anos e reduziu 20% a área. Os Estados Unidos têm a metade do rebanho brasileiro e produzem mais carne que o Brasil. Portanto, há oportunidade de acelerar a transição com genética e manejo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.