ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Nov/2025

Boi: preço da carne bovina seguirá elevado nos EUA

Segundo a StoneX, o mercado de gado dos Estados Unidos atravessa uma correção técnica nos preços após atingir máximas históricas em outubro, mas os fundamentos de oferta e demanda continuam sustentando os preços. O sentimento do mercado mudou, mas, do ponto de vista fundamental, não houve uma alteração significativa. Em outubro, os contratos futuros de boi gordo na Bolsa de Chicago chegaram a cerca de US$ 239,00 por arroba, o maior nível já registrado para o contrato. Após o pico, em 16 de outubro, o mercado futuro recuou cerca de 10%, em movimento classificado como "uma correção atrasada". Os fundamentos não mudaram: mais gado não vai aparecer amanhã ou no próximo mês.

A escalada das cotações foi impulsionada pela combinação de seca severa no cinturão pecuário do Oeste norte-americano e pela restrição de entrada de gado mexicano. Teve falta de alimento e redução na quantidade de gado disponível. Os produtores não estavam alimentando de volta os bovinos, e isso acabou intensificado por preços altos que continuaram se retroalimentando. O bloqueio sanitário na fronteira agravou o quadro de escassez. É, aproximadamente, 1 milhão de bovinos, ou cerca de 2% do rebanho norte-americano. Quando isso cai para zero, o impacto é significativo. A possibilidade de reabertura da fronteira com o México é baixa, pois o caso mais recente de berne foi registrado a apenas 70 milhas da fronteira do Texas.

Mesmo com os preços da carne bovina em níveis elevados, a demanda doméstica continua sólida. A demanda do consumidor tem sido quase insaciável. Os norte-americanos seguem priorizando a carne bovina apesar das alternativas mais baratas, como frango e suínos. O gosto do consumidor é difícil de replicar. Eles ainda estão dispostos e têm capacidade financeira para pagar por carne bovina. O cenário de oferta restrita deve persistir até que os produtores consigam recompor o rebanho, um processo que pode levar anos. Mesmo com o ajuste recente, o setor permanece sustentado por fundamentos sólidos. Os preços de carne continuam elevados, e a indústria de gado dos Estados Unidos segue em uma posição de força. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.