05/Nov/2025
O Brasil marcou presença na China Fisheries & Seafood Expo 2025, realizada de 29 a 31 de outubro, em Qingdao, na China. Considerada uma das maiores feiras internacionais do setor de pescados e frutos do mar, o evento reuniu expositores de mais de 50 países e atraiu aproximadamente 40 mil visitantes. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou por meio do adido agrícola do Brasil na China, Leandro Feijó, em ação conjunta com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca).
Durante os três dias de feira, empresas e entidades brasileiras apresentaram o portfólio nacional de pescados, destacando a qualidade, a diversidade e o valor agregado dos produtos, como por exemplo a lagosta, reforçando a imagem do Brasil como fornecedor confiável e competitivo no mercado asiático. Em abril, Brasil e China assinaram um protocolo para exportação de pescados oriundos da pesca extrativa, que estabelece parâmetros para habilitação e controle oficial. O acordo amplia a previsibilidade e fortalece a competitividade dos produtos brasileiros no país asiático.
Em 2024, as exportações brasileiras de pescados superaram US$ 400 milhões, tendo como principais destinos os Estados Unidos, países da Ásia e da América Latina. A participação em eventos internacionais como a China Fisheries & Seafood Expo integra a política de promoção comercial do agronegócio brasileiro, voltada ao acesso, expansão e diversificação de mercados. Além de impulsionar negócios, a iniciativa fortalece as relações institucionais e comerciais e consolida o posicionamento do Brasil como um importante player global no setor de pescados. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.