28/Oct/2025
Cientistas australianos identificaram sinais compatíveis com gripe aviária H5 em elefantes-marinhos na Ilha Heard, um território subantártico a mais de 4.000 quilômetros da costa sudoeste da Austrália. As amostras foram coletadas durante uma expedição científica e serão enviadas para testes confirmatórios no Centro Australiano de Preparação para Doenças do CSIRO quando o navio de pesquisa RSV Nuyina retornar ao país, em meados de novembro.
Apesar da suspeita, o Ministério da Agricultura, Pesca e Florestas ressaltou em nota que não há confirmação de casos até o momento no país e que a Austrália segue sendo o único "continente" livre da cepa altamente contagiosa da gripe aviária H5. Mesmo que a infecção seja confirmada na Ilha Heard, o governo avalia que o risco para o território continental permanece baixo.
Os pesquisadores observaram um aumento incomum na mortalidade de elefantes-marinhos, mas não detectaram alterações entre pinguins e outras aves marinhas da região. A presença do vírus seria coerente com registros recentes nas ilhas subantárticas francesas de Kerguelen e Crozet, situadas a menos de 450 quilômetros das Ilhas Heard e McDonald. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.