ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Oct/2025

Frango: Brasil sugere cota para exportar à Indonésia

O Brasil propôs à Indonésia a adoção de uma cota para exportação do frango brasileiro. A medida foi discutida em reunião do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, com o ministro Coordenador de Assuntos Alimentares da Indonésia, Zulkifli Hasan, e o ministro do Comércio, Budi Santoso, durante missão presidencial brasileira ao país asiático. No encontro, as autoridades indonésias apresentaram ao governo brasileiro o programa nacional de merenda escolar, voltado à ampliação do acesso a alimentos de qualidade para crianças em idade escolar. Carlos Favaro elogiou o programa e lembrou uma iniciativa semelhante brasileira, o Programa Nacional da Merenda Escolar (PNAE), dentre a estratégia do País de combate à fome.

"Diante de um programa tão ousado de a Indonésia chegar a mais de 80 milhões de pessoas no programa de merenda escolar, enxergamos a oportunidade de Brasil de colaborar com sua experiência e colocar fim na discussão do contencioso na OMC entre Brasil e Indonésia em relação à carne de frango", afirmou o ministro às autoridades indonésias. O ministro propôs a abertura do mercado indonésio ao frango brasileiro com a adoção de uma cota para limitar o volume de exportações. Em contrapartida, o Brasil retiraria o contencioso na Organização Mundial do Comércio (OMC), no qual questiona medidas restritivas impostas pela Indonésia na importação do frango brasileiro. Agora, o País busca abrir de fato o mercado.

"Talvez uma pequena cota, talvez 0,5% da produção da Indonésia de frango especificamente de compra governamental de frango do Brasil, ajudaria na implementação rápida desse programa. Os preços e qualidade do frango brasileiro são atestados mundialmente e a gente colocaria fim a essa discussão na OMC", propôs o ministro. Em 2019, a OMC decidiu a favor do Brasil no painel. O tema ainda será avaliado pelas autoridades técnicas e sanitárias da Indonésia. O governo brasileiro estima que há potencial de exportação de carne de frango do Brasil de US$ 70 milhões a US$ 100 milhões ao ano para o país asiático. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.