23/Oct/2025
O governo de Hokkaido, no norte do Japão, relatou nesta quarta-feira (22/10) o primeiro caso nesta temporada de infecção pelo vírus, de alta patogenicidade, da Influenza Aviária em uma granja avícola do país. Na granja na cidade de Shiraoi, onde o caso foi detectado, o governo de Hokkaido começou a abater e descartar cerca de 459.000 galinhas poedeiras, proibindo o transporte de 620.000 galinhas em quatro granjas avícolas a menos de 10 quilômetros da granja em questão.
O governo central realizou uma reunião com os ministros envolvidos para garantir uma cooperação estreita entre as agências governamentais no enfrentamento da situação. Esta é a sexta temporada consecutiva de surtos. A cada temporada, a doença atinge seu auge a partir desta época. Foi enfatizada a necessidade de vigilância. O Ministério da Agricultura alertou que novos casos de infecção podem ocorrer em qualquer lugar do país. Por isso, pediu que todas as medidas possíveis sejam adotadas para evitar que novos casos ocorram ou se disseminem.
De acordo com o governo de Hokkaido, as aves submetidas ao abate representam cerca de 8% das poedeiras criadas em Hokkaido. Cerca de 120 pessoas, incluindo autoridades de Hokkaido e funcionários de empresas privadas, estarão envolvidas no trabalho de abate das aves na granja em questão e nas operações de limpeza e desinfecção. As medidas de controle da infecção, incluindo as restrições impostas num raio de 10 Km, devem se estender até o final de novembro. Fonte: News Tuoitre. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.